PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA DE CRIANÇA E ADOLESCENTE: TEORIA E TÉCNICAS
Objetivos do curso:
- Apresentar fundamentos teóricos e técnicos de psicoterapia de orientação psicanalítica aplicada a crianças e adolescentes;
- Estudar os fundamentais estágios primários do psiquismo, as fantasias infantis precoces e até o psiquismo fetal e suas respectivas repercussões no continuum das identificações;
- Descrever a hierarquia dos mecanismos de defesa desde a normalidade até a patologia e o papel da primitiva relação diática sobre o desenvolvimento da personalidade;
- As influências interpessoais sobre o desenvolvimento intrapsíquico em termos de representação;
- Compreender a adolescência, um período do desenvolvimento humano crucial e complexo, com características e significado únicos.
Destinado a: psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais e outras áreas a fim. O curso tem utilidade para um público bastante amplo, todas aquelas pessoas que interessam nas aplicações mais difundidas da Psicanalise.
Títulos
Carga-horária e duração
Modalidades de Ensino
Todas as disciplinas teóricas-técnicas, supervisão e atividades práticas são realizadas no CEFAS Campinas.
As disciplinas teóricas-técnicas e supervisão clínica são realizadas remotamente, com aulas ao-vivo e as atividades práticas podem ser cumpridas no CEFAS ou em instituições conveniadas ou consultório em localidades próximas ao aluno.
Horário
Investimento
Disciplinas do curso de especialização:
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Disciplinas
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O curso de especialização inicia pela disciplina “Obras Psicológicas de S. Freud: Metapsicologia Freudiana”, para efeito de compreensão da teoria psicanalítica e da aplicação do método terapêutico psicanalítico. Os conceitos fundamentais: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, o complexo de Édipo, a interpretação dos sonhos, sobre o narcisismo, os instintos e suas vicissitudes, o inconsciente, além do princípio do prazer, o ego e o Id, inibições, sintomas e ansiedades e a dinâmica da transferência. |
EMENTA: |
A segunda disciplina “Evolução clínica de M.Klein e psicanálise da criança e do adolescente”, propõe escolher conceitos fundamentais da “teoria das relações de objeto”. Para a psicoterapia psicanalítica, consideramos que estes são os conceitos de transferência e contratransferência da maneira como são entendidos contemporaneamente, isto é, diretamente associados à interação analítica e a seu impacto sobre a subjetividade do analista, as fantasias inconscientes expressas pela relação do paciente com o analista, em consequência impulsos, defesas e emoções e neurose de transferência. |
EMENTA: |
A terceira disciplina “Contribuições de Winnicott e a clínica psicanalítica: teoria e técnica” propõe estudar a preocupação materna primária, concernimento, que promovem o poder de existir, a ética do cuidado, a clínica do amadurecimento, os casos clínicos de Winnicott, o verdadeiro e o falso self, família e amadurecimento pessoal. |
EMENTA: |
A quarta disciplina “Psicanálise de grupo e contribuições de Bion e contemporâneos: teorias e técnicas”, propõe a psicanalise de grupo como uma construção do método psicanalítico; estuda os efeitos do inconsciente, de tratamento dos transtornos psíquicos, de transformação da relação do sujeito com sua história; oferece conceitos fundamentais e fragmentos de material clínico para refletir, aprender e pensar psicanaliticamente sobre psicoterapias com grupo de crianças e adolescentes; oferece subsídios para o trabalho clínico com grupo; aborda questões que envolvem o diagnóstico e o processo psicanalítico com grupos. |
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Atividades Práticas / Complementares
Prática na escola clínica do CEFAS, onde são feitos relatórios de Caso Clínico. |
Necessário haver no mínimo duas participações em Simpósios promovidos pelo CEFAS. |
É necessário que o aluno passe por uma experiência pessoal de análise (Psicanálise individual ou de grupo).
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