OBJETIVOS DO CURSO

• Apresentar fundamentos teóricos e técnicos de psicoterapia de orientação psicanalítica aplicada a crianças e adolescentes;
• Estudar os fundamentais estágios primários do psiquismo, as fantasias infantis precoces e até o psiquismo fetal e suas respectivas repercussões no continuum das identificações;
• Descrever a hierarquia dos mecanismos de defesa desde a normalidade até a patologia e o papel da primitiva relação diática sobre o desenvolvimento da personalidade;
• As influências interpessoais sobre o desenvolvimento intrapsíquico em termos de representação;
• Compreender a adolescência, um período do desenvolvimento humano crucial e complexo, com características e significado únicos.
• Destinado a: psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais e outras áreas a fim. O curso tem utilidade para um público bastante amplo, todas aquelas pessoas que interessam nas aplicações mais difundidas da Psicanalise.

Títulos

Especialização em “Psicoterapia Psicanalítica de Criança e adolescente: teoria e técnicas”

CARGA HORÁRIO E DURAÇÃO

Carga-horária total: 432 horas
Disciplinas: 7 módulos teórico-técnicos
Tempo de curso: mínimo 18 meses e máximo 36 meses

MODALIDADES DE ENSINO

HORÁRIO

• às segundas-feiras, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) e/ou
• às terças-feiras, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) e/ou

Início: março de 2025
Verifique os horários e modalidades de ensino disponíveis para cada disciplina.

INVESTIMENTO

Matrícula única de R$ 190,00 e 6 parcelas semestrais (12 parcelas anuais) de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre:
• 1 Disciplina: 6 X R$ 530,00 (Total semestre: R$ 3180,00)
• 
2 Disciplinas: 6 X R$ 795,00 (Total semestre: R$ 4770,00)
• 3 Disciplinas: 6 X R$ 1192,50 (Total semestre: R$ 7155,00)

GRADE CURRICULAR

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DISCIPLINAS

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

O curso de especialização inicia pela disciplina “Obras Psicológicas de S. Freud: Metapsicologia Freudiana”, para efeito de compreensão da teoria psicanalítica e da aplicação do método terapêutico psicanalítico. Os conceitos fundamentais: três ensaios sobre a teoria da sexualidade, o complexo de Édipo, a interpretação dos sonhos, sobre o narcisismo, os instintos e suas vicissitudes, o inconsciente, além do princípio do prazer, o ego e o Id, inibições, sintomas e ansiedades e a dinâmica da transferência.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

A segunda disciplina “Evolução clínica de M.Klein e psicanálise da criança e do adolescente”, propõe escolher conceitos fundamentais da “teoria das relações de objeto”. Para a psicoterapia psicanalítica, consideramos que estes são os conceitos de transferência e contratransferência da maneira como são entendidos contemporaneamente, isto é, diretamente associados à interação analítica e a seu impacto sobre a subjetividade do analista, as fantasias inconscientes expressas pela relação do paciente com o analista, em consequência impulsos, defesas e emoções e neurose de transferência.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

A terceira disciplina “Contribuições de Winnicott e a clínica psicanalítica: teoria e técnica” propõe estudar a preocupação materna primária, concernimento, que promovem o poder de existir, a ética do cuidado, a clínica do amadurecimento, os casos clínicos de Winnicott, o verdadeiro e o falso self, família e amadurecimento pessoal.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

A quarta disciplina “Psicanálise de grupo e contribuições de Bion e contemporâneos: teorias e técnicas”, propõe a psicanalise de grupo como uma construção do método psicanalítico; estuda os efeitos do inconsciente, de tratamento dos transtornos psíquicos, de transformação da relação do sujeito com sua história; oferece conceitos fundamentais e fragmentos de material clínico para refletir, aprender e pensar psicanaliticamente sobre psicoterapias com grupo de crianças e adolescentes; oferece subsídios para o trabalho clínico com grupo; aborda questões que envolvem o diagnóstico e o processo psicanalítico com grupos.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

A quinta disciplina “Psicoterapia de Casal e Família: teoria e técnica”, desenvolve um estudo sistemático e elabora um panorama dos mais fundamentais conceitos teóricos e técnicos da psicanálise de casal e família; avalia os pais e com a criança, já no primeiro contato com os pais, a avaliação psicodinâmica vai buscar quais conflitos da criança e do adolescente; propõe oferecer os principais fundamentos da psicoterapia de casal e família.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Sexta disciplina: “Supervisão de atividades Práticas” tem por objetivo integrar a teoria e a prática clínica, compreender os processos mentais inconscientes manifestados durante a psicanálise de grupo com crianças e adolescentes e psicoterapia individual; capacitar o aluno a ser mais efetivo e capacitado no seu ofício de psicoterapeuta.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.

OBJETIVOS:

  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;
ATIVIDADES PRÁTICAS / COMPLEMENTARES
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Prática na escola clínica do CEFAS, onde são feitos relatórios de Caso Clínico.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Necessário haver no mínimo duas participações em Simpósios promovidos pelo CEFAS.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

É necessário que o aluno passe por uma experiência pessoal de análise (Psicanálise individual ou de grupo).

Esteja à frente do que
acontece no mundo
da psicanálise

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