OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer aos interessados atendimento psicanalítico em diversas áreas a custo reduzido;
- Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
- Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
- Proporcionar estudos de casos sob supervisão do CEFAS.
ATENDIMENTO CLÍNICO
É exigido que o aluno realize atividades de intervenção terapêuticas em qualquer das modalidades, obedecendo às regras e o estatuto da Clínica-Escola. Para que o aluno cumpra esta tarefa, o CEFAS disponibiliza a infraestrutura da Clínica-Escola, incluindo tanto o espaço físico como o suporte administrativo.
Os pacientes são encaminhados por profissionais de entidades filantrópicas conveniadas, unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Campinas e da comunidade em geral. Após a triagem o paciente é encaminhado pelo coordenador da Clínica-Escola ao aluno, que fará a entrevista e definirá os detalhes do tratamento. A sessão dura 50 minutos. Após cada atendimento o terapeuta deverá preencher o prontuário com as informações colhidas, as quais servirão de base para a Supervisão. Além disso, deverá promover o Estudo do Caso e preparar-se para a Supervisão.
Os alunos que exercem atividades em seus consultórios ou em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso. E, durante a Supervisão, apresentarão material clínico de casos atendidos no seu trabalho.