A psicanálise aplicada: O psicanalista além do atendimento individual

A psicanálise nasce da medicina com Freud médico, na escassez de recursos para tratar o sofrimento de seus pacientes cria uma nova abordagem terapêutica. Baseado em observações clínicas, Freud elaborou um modelo para elucidar o funcionamento mental e a formação dos sintomas. A psicanálise se propõe a compreender os sintomas por meio do método da “associação livre”, pois este método alivia o paciente do excesso de sofrimento psíquico, e permite maior condição para o desenvolvimento da análise.

A psicanálise poderá trazer outra versão para os acontecimentos da mente e buscar na compreensão dos processos mentais a origens e o desencadeamento dos sintomas.

Embora a psicanálise seja um poderoso instrumento clínico e contribua para a investigação das motivações humanas, Freud dedica uma vasta e profunda reflexão ao “mal-estar na civilização”, aos vínculos entre individuo e o poder, = assim como a formação de nossos ideais, a moral e a ética.

Assim, a psicanálise como ciência do homem experimenta o impacto da vida moderna e não ignora as transformações que ocorrem na atualidade. As solicitações que o mundo moderno faz a psicanálise, no sentido de recorrer aos seus conhecimentos para a solução de problemas urgentes e vitais, fazem com que muitos analistas incluem-se para o estudo e utilização de técnicas que possibilitem o atendimento de grupos pequenos ou especiais como casal, família, sem abrir mão do método e dos conceitos fundamentais de sua teoria.

O interesse prestado aos grupos pela psicanálise está associado aos diversos componentes das crises do mundo moderno frente a esses mal estares e estes transtornos o grupo é inventado ou reinventado para restaurar as funções metapsiquicas.

Por isso, a razão e motivação do CEFAS, há 21 anos desenvolve estudos e cursos de formação e especialização sobre psicanálise, psicanálise de grupo, casal família e intervenção nas instituições.

Nas últimas décadas a psicanálise vem se aplicando sobre novos enquadres na clínica inventando técnicas que favorecem o trabalho clínico junto ao paciente e a compreensão da existência humana.

A prática clínica atual torna evidente o desenvolvimento de técnicas de intervenção psicanalítica de casal, família e grupos, que passam atender a crescente demanda da população. Em um país como o Brasil com tão escassos recursos econômicos, poucas técnicas e com uma quantidade enorme de pessoas desassistidas é necessário organizar e fiscalizar programas de cursos de pós-graduação sobre psicanálise aplicada em casal, família, grupo, arteterapia e outros. Por isso o CEFAS realiza a todos esses anos intensa contribuição na área da psicanálise aplicada. Nosso compromisso é promover a profissionalização e a formação continuada, objetivando capacitar o profissional a atuar, não apenas no consultório, mas em todas as situações humana. Essa nova clínica psicanalítica aplicada tanto na prática individual como na prática grupal, torna possível o conhecimento de parte importante da realidade psíquica do inconsciente das subjetividades que  seriam inacessíveis de outra forma.

 

Prof. Antonios Terzis
Diretor acadêmico do CEFAS
Ex-prof. Pós-graduação PUC-Campinas
Ex- presidente do FLAPAG

Esteja à frente do que
acontece no mundo
da psicanálise

Receba Novidades