EROS E SUA IMPORTÂNCIA

Hoje será tratado o assunto da definição de Eros e sua importância. Segundo Hesiodo, era uma divindade primordial, tão antiga quando Caos ou Terra (Teogonia grega), isso significa que era muito mais velho que Afrodite.

O Eros é o mais antigo e o mais estimado dos deuses, uma vez que é ele que assegura a virtude aos homens e a boa aventura por toda a existência. (Platão, Banquete). Além disso, Hesiodo refere-se a Eros como “o mais belo dos deuses imortais”.  Por isso que os gregos adoravam a beleza como “o mais venerável, o mais precioso e o mais divino de todos os bens”.

Eros era representado como ativo em razão de estar em constante movimento, presente tanto na terra quanto no céu. Seu poder era imenso e ninguém podia resisti-lhe. Era considerado perigoso, pois poderia fazer com que mortais perdessem a razão, ocasionando grandes conflitos como a guerra de Tróia.

O Eros tinha três irmãos, Himezos, Pothos que é a personificação do desejo amoroso, e o Anti-Eros nascido da união de Ares e Afrodite. Este último irmão de Eros era encarregado de punir todo àquele que não correspondesse ao amor recebido, ou em outra interpretação, Anti-Eros era uma força contrária ao amor.

As representações figurativas de Eros eram incontáveis, ao mesmo tempo em que ele ocupava um lugar de destaque na poesia, filosofia e literatura, também era apresentado para o grego sempre como um jovem e vigoroso.

O Eros é a virtude atrativa que leva as coisas a se juntarem, criando a vida. É uma força fundamental do mundo, assegura não somente a continuidade das espécies como a coesão interna de cosmogonias, poetas e filósofos, tem feito numerosas especulações. Opondo-se à tendência de considerar Eros como um dos grandes deuses.

Na obra “Banquete, de Platão”, Eros aparece como uma força espiritual e misteriosa que é intermediaria entre os deuses e os homens. Segundo Platão, teria nascido da união de Poros (recurso) e Pênia (pobreza), no jardim dos deuses após uma festa para a qual foram convidadas todas as divindades. A esta origem deve caracteres bem significativos: sempre em busca de seu objetivo, como pobreza, ele sabe imaginar um meio de chegar a seu alvo.

Eros, como recurso, longe de ser um deus poderoso, é uma força sempre insatisfeita e inquieta.

Esteja à frente do que
acontece no mundo
da psicanálise

Receba Novidades