O curso de Formação em Psicanálise do CEFAS inclui em sua estrutura curricular

a) as teorias psicanalíticas freudianas fundamentais as quais procuram agrupar textos em torno de um eixo comum.
b) conceitos psicanalíticos fundamentais na escola inglesa das relações objetais para a psicoterapia psicanalítica;
c) o método psicanalítico para aplicação no trabalho analítico, visando aperfeiçoar a escuta psicanalítica clínica.

O que é a psicanálise?

A Psicanálise é um modo particular de tratamento psicoterapêutico dos conflitos emocionais desenvolvido por Sigmund Freud. Utiliza-se de conhecimentos teóricos e de técnicas e práticas que se ocupam da estrutura e funcionamento psíquico e dos seus processos inconscientes. Partindo de seu criador, a Psicanálise recebeu a contribuição de psicanalistas como Lacan, Klein, Winnicott, Bion e, ainda, de psicanalistas contemporâneos que deram continuidade ao trabalho iniciado por Freud, difundindo e desenvolvendo esta prática clínica.

OBJETIVOS DO CURSO

Apresentar os princípios da psicanálise (teorias e técnicas), que historicamente se desenvolveram gradualmente a partir das necessidades da prática psicoterapêutica. Introduzir o método científico psicanalítico, que investiga as forças e motivações inconscientes, as quais produzem os fenômenos psíquicos em função de processos de desenvolvimento, de progressão ou de regressão.

Destinado a: psicólogos, médicos e outros profissionais de nível superior, interessados no exercício profissional da Psicanálise

Títulos

Formação em Psicanálise: Teoria, Técnica e Prática

Uma vez concluídas as obrigações curriculares, e tendo sido nelas aprovado, o aluno será qualificado como Psicanalista. Simultaneamente, será admitido ou alçado à condição de membro profissional da ABPPAG – Associação Brasileira de Psicanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

CARGA HORÁRIO E DURAÇÃO

Carga-horária total: 700 horas

Duração: mínima de dois anos e meio e máxima de quatro anos e meio (varia conforme o número de disciplinas cursadas por semestre; cada disciplina corresponde a uma frequência semanal de 3h30/aula, com duração de 1 semestre)

MODALIDADES DE ENSINO

HORÁRIO

• às terças-feiras, das 19:00 às 22:30 (Turma EAD) e/ou
• aos sábados, das 09:00 às 12:30 (Turma presencial).
• Início: março de 2025

INVESTIMENTO

Matrícula única de R$ 190,00 e 6 parcelas semestrais (12 parcelas anuais) de acordo com a quantidade de disciplinas cursadas no semestre:
• 1 Disciplina: 6 X R$ 490,00 (Total semestre: R$ 2940,00)
• 2 Disciplinas: 6 X R$ 735,00 (Total semestre: R$ 4410,00)

DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Clique para consultar Ementa

DISCIPLINAS

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Introdução às formulações iniciais de Freud sobre o funcionamento mental. A constituição
da psicanálise como campo do saber. A primeira tópica freudiana. As formulações
posteriores em Lacan.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico
    de sua formulação;
  • Estabelecer a associação entre o fenômeno psíquico e as produções do inconsciente;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As teorias da Psicanálise. A Segunda Tópica Do Pensamento Freudiano, Metapsicologia. Casos clinicos de Freud.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os principais conceitos que embasam a psicanálise e o contexto histórico de sua formulação;
  • Conhecer a metapsicologia e ser capaz de estabelecer as correlações entre as 1ª e 2ª tópicasfreudianas;
  • Compreender a dinâmica psiquica conforme apresentada por Freud em seus casos clínicos.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Método e técnica de intervenção psicanalítica. Instrumentos de intervenção clínica; etapas
do processo terapêutico. Situação analítica.

OBJETIVOS:

  • Conhecer os processo psicanalitico de intervenção terapeutica;
  • Compreender os fenômenos psicológicos presentes na clínica;
  • Compreender o processo da psicoterapia psicanalítica e suas etapas.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As bases da teoria psicanalítica de Melanie Klein, relações objetais, transferência e contra-transferência e a técnica psicanalítica de Melanie Klein.

OBJETIVOS:

  • Conhecer a teoria e técnica de Melanie Klein;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes de crianças e adolescentes.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Psicanálise e a história da psicopatologia; as esquizofrenias, depressões, pânicos, anorexias, drogadição, distúrbios psicossomáticos; terapia e profilaxia dos distúrbios mentais; saúde mental.

OBJETIVOS:

  • Ter compreensão dos principais quadros mórbidos mentais e psicossomáticos, saber diagnosticá-los e indicar o atendimento.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As bases da teoria psicanalítica de Winnicott: O desenvolvimento emocional primitivo. Os três objetos presentes na teoria: os objetos subjetivos, os objetos transicionais e os objetos objetivamente percebidos.

OBJETIVOS:

  • Conhecer a teoria e técnica de Winnicott;
  • Aplicar os conceitos teóricos e técnicos na atuação e intervenção dos processos mentais inconscientes.
  • Desenvolver um dispositivo de escuta psicanalítica que propicie a ação nas diversas práticas educativas e sociais.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

As contribuições de Bion na psicanálise de grupo e a função do analista de grupo. A questão do grupo na psicanálise, a realidade psíquica do grupo, aspectos teóricos e técnicos da psicanálise de grupo, as práticas psicoterápicas de grupo.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as teorias de psicanálise de grupo;
  • Aplicar o método e a técnica da psicanálise de grupo para conduzir o processo terapêutico psicanalítico;
  • Conhecer as teorias da realidade psíquicas nas instituições e os processos mentais que se dão coletivamente;
  • Aplicar o conhecimento teórico e técnico em pesquisas científicas.
TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Diálogo sobre a investigação em Psicanálise, sobre a polissemia dos fenômenos psíquicos do processo dialético e as dificuldades do supervisionado na relação analista-paciente.

OBJETIVOS:

  • Aprimorar a escuta clínica;
  • Amparar, fundamentar e aprimorar aprática clínica por meio de uma estrutura teórico-técnica-metodológica;
  • Considerar os princípios éticos no processo psicanalítico.

TEMPO: 56 horas

EMENTA:

Reflexão e compreensão em torno dos materiais de casos clínicos apresentados pelo
supervisionado e discutido sob a orientação de um supervisor experiente na clínica psicanalítica.

OBJETIVOS:

  • Compreender o manejo da transferência e da contratransferência;
  • Enfatizar os conceitos básicos na análise de uma sessão tomada em detalhes e globalmente, destacando o desenvolvimento da capacidade de observação e de formulação das interpretações;
  • Desenvolver a compreensão interna (insight) do caso apresentado.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Introduzir a abordagem qualitativa no campo da pesquisa psicanalítica e psicológica social. Discutir a questão metodológica como atividade complexa que demanda profunda integração entre elaboração teórica e prática na construção do conhecimento.

OBJETIVOS:

  • Ensinar o aluno a formular os objetivos do trabalho;
  • Conceituar e problematizar de forma didática a atividade do trabalho de campo;
  • Capacitar o aluno sobre as várias técnicas de análise do material qualitativo fundamentado na hermenêutica;
ATIVIDADES PRÁTICAS / COMPLEMENTARES

TEMPO: 156 horas

EMENTA:

Aplicar os conhecimentos técnicos e teóricos apreendidos ao longo do curso, na prática psicanalítica, através de atendimento clínico supervisionado em terapias: casal; família; grupo; crianças e adolescentes; e arteterapia.

OBJETIVO:

  • Proporcionar aos profissionais/alunos a oportunidade da prática psicanalítica;
  • Facilitar a troca teórica e prática entre profissionais;
  • Proporcionar estudos de casos sob supervisão
  • OBS: Os alunos que exercem atividades em outras instituições poderão, a seu critério, ser dispensados desta atividade. Neste caso, deverão requerer a dispensa e apresentar documentos comprobatórios para a anuência da coordenação do curso.

TEMPO: 20 horas

EMENTA:

Contribuir na formação acadêmica do aluno, através da participação de eventos científicos e culturais e estimular o contato com a iniciação cientifica e campo da pesquisa.

EMENTA:

Tornar-se psicanalista é um processo que envolve o cumprimento do tripé psicanalítico: teórico-técnico, supervisão prática-clínica e análise pessoal

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da psicanálise

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